sábado, 1 de setembro de 2007

O Estudo...

O objetivo principal deste blog é participar na escolha dos jovens entre estudar, trabalhar, exercer ambas as atividades ou nenhuma delas. Esta decisão vem de uma forte influência dos pais e da cultura do país em que moram, independentemente do sexo da pessoa. Por exemplo no Brasil, filhos de pais que cursaram o ensino fundamental têm a probabilidade 50% maior de estudar do que os que têm pais analfabetos. Também conta o grau de urbanização e características sociogeográficas.

Cada vez + a concorrência por uma vaga nas faculdades federais cresce, tornando-se uma verdadeira guerra conquistá-la.A necessidade da aprendizagem reforçada e dinâmica que encontramos dos cursinhos preparatórios ganham muito com esta competição, o número de alunos cresce a cada ano em tempo integral...aulas de manhã, tarde e noite muitas vezes.


Algumas dicas de cursinhos preparatórios de Santa Maria: -Totem, Up Vestibulares, Riachuelo, G10, Decisão,fóton,entre outros.

Santa Maria, cidade cultura, com um número relativamente grande de institutos de ensino superior, tem como principal exemplo a UFSM-Universidade Federal de Santa Maria que proporciona atualmente 66 cursos de graduação totalmente gratuitos.


Outras faculdades particulares fazem parte das opções dos estudantes da cidade e região: - Centro Universitário Franciscano (unifra), Faculdade Metodista de Educação do Sul (Fames), Faculdade de direito de Santa Maria (Fadisma),Faculdade Santa Clara (Fascla), Faculdade de tecnologia (Fatec),Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)...


A escolha da profissão que corresponde ao objetivo, personalidade e realização pessoal é de extrema importância...fazer o que se gosta é a melhor forma de se estar de bem com a vida e consigo mesmo... trazemos aqui caracteristicas de alguns cursos de graduação encontrados nas faculdades citadas acima:


Administração:Na administração, com enfoque em empreendedorismo, busca-se a formação de profissionais empreendedores capazes de interagirem num mundo em constante transformação, por meio de uma sólida formação interdisciplinar, contextualizada, ética e humanística. O administrador pode atuar em diversas organizações e desempenhar diferentes funções, tais como a gerência ou direção de empresas, consultorias e assessorias, centros de pesquisa e instituições de ensino superior.

Jornalismo:visa à formação de um profissional ético, com competência suficiente para aplicar todo o saber teórico e conceitual adquirido na universidade no exercício cotidiano da atividade jornalística e publicitária, visando à realização como pessoa, à qualificação do mercado e ao aperfeiçoamento da sociedade como um todo.

Direito:Formar bacharéis em Direito responsáveis e aptos para o exercício da profissão, com visão generalista e conhecimentos que lhe permitam atuar em uma sociedade em constante mutação. áreas de atuação: Empresas públicas e privadas; centros de pesquisa; instituições de ensino superior; profissional liberal; inserção na Pós-graduação; magistratura; ministério público; defensoria pública; procuradoria de instituições públicas e privadas; consultoria jurídica; assessoria jurídica; carreira diplomática.

Nutrição: Forma Nutricionistas capacitados para o exercício da profissão, com percepção crítica da realidade social, econômica, cultural e política desenvolvendo atividades fundamentadas em princípios científicos e éticos, que promovam, preservem, recuperem a saúde individual e coletiva e visem à melhoria da qualidade de vida.

Turismo:Formar profissionais/pesquisadores em Turismo para atuarem dentro de uma nova postura diante dos desafios de adequação à sociedade e às tendências futuras da atividade turística.

design:Formar profissionais habilitados para atuarem, de forma interdisciplinar, como designers no plano teórico, prático, conceitual, tecnológico, filosófico e humanístico, fazendo da pesquisa estética e funcional uma meta permanente para a melhoria das condições de vida da sociedade.